Lipoaspiração (Lipo) em BH – Dr. Vinicius Melgaço

 

A lipoaspiração é um dos procedimentos mais realizados em cirurgia plástica e tem como objetivo remover os depósitos de gordura localizada no corpo. É muito importante salientar que a lipoaspiração não visa ao emagrecimento, mas a melhora do contorno corporal.

Na mulher, devido a fatores genéticos e/ou hormonais, a gordura geralmente acumula-se na região dos quadris e membros inferiores, e os homens geralmente apresentam este acúmulo na região abdominal.

A lipoaspiração vem sendo utilizada rotineiramente há mais de 25 anos, e durante este tempo, as técnicas e instrumentos utilizados para sua execução evoluíram consideravelmente. Atualmente, as cânulas que são utilizadas para retirar a gordura são mais finas e eficientes, e o tratamento também pode ser otimizado quando associamos equipamentos que facilitam a retirada da gordura pelo cirurgião, como o vibrolipoaspirador.

A grande popularidade da lipoaspiração também se deve pelo fato de ela ser realizada através de cicatrizes mínimas (< 1cm) que, propositalmente, são colocadas em regiões menos evidentes do corpo, como as dobras naturais da pele e as áreas onde o paciente poderá ocultá-las com roupas íntimas ou de banho.

Os candidatos ideais para a lipoaspiração são aqueles pacientes que têm gordura localizada, mesmo praticando exercícios regularmente e mantendo uma dieta saudável.

O bom resultado cirúrgico vai depender da técnica adequadamente realizada, da indicação correta para determinado tipo de paciente e, principalmente, da capacidade de retração da pele no local lipoaspirado. Quanto maior a flacidez cutânea, menor é a chance de haver um bom resultado cirúrgico somente com a lipoaspiração, inclusive podendo acentuar o excesso de pele na região.

Nestes casos, é necessário associar a lipoaspiração com outros procedimentos que envolvem a retirada da pele que estará sobrando no local, com cicatrizes maiores. É importante enfatizar que a lipoaspiração não trata a “celulite”, devendo ser indicados tratamentos complementares e específicos para este tipo de alteração.

A lipoaspiração pode ser realizada com anestesia local (pequenos volumes), anestesia local e sedação, bloqueios peridurais, anestesia raquidiana e anestesia geral. A escolha de cada técnica depende da experiência da equipe anestésica e cirúrgica, do volume e regiões a serem tratadas, se existem cirurgias associadas à lipoaspiração e dos fatores individuais de cada paciente.
Independente do tipo de anestesia, o procedimento inicia após a infiltração de uma solução com soro fisiológico na gordura a ser tratada (popularmente conhecida como hidrolipoaspiração). Após a realização dos orifícios, introduz-se na região onde está a gordura uma cânula conectada a um aparelho que produz vácuo. Com movimentos controlados de vaivém na região, a gordura é retirada do local. O cirurgião pode associar o vibrolipoaspirador à cânula de lipoaspiração para facilitar o trabalho de retirada de gordura.

No pós-operatório, a paciente recebe toda a medicação necessária para alívio da dor ou desconforto que possa ocorrer. Devido ao edema (“inchaço”) que ocorre após o procedimento, recomendamos utilizar malhas de compressão elástica e realização de drenagem linfática para alívio dos sintomas e bem-estar da paciente. O resultado definitivo é alcançado cerca de 6 meses após a cirurgia, quando o edema geralmente cedeu por completo.

 

Anestesia

Nas cirurgias de lipoaspiraçãolipoescultura as modalidades anestésicas mais utilizadas são a anestesia local e sedação, anestesia peridural e sedação e a anestesia geral.

Cicatriz

A cirurgia de lipoaspiraçãolipoescultura utiliza incisões de 0,5 a 1cm em regiões de dobras naturais de pele e em regiões naturalmente menos visíveis. Importante lembrar que quelóides e cicatrizes inestéticas podem ocorrer mesmo com a técnica cirurgica correta.

Cuidados

Troca de curativos, uso de antibióticos e analgésicos, acompanhamento e retornos periódicos. A Drenagem linfática é de extrema importância no pós-operatório de lipoaspiração auxiliando na recuperação mais rápida e mobilização de inchaços (edemas).

Pós Operatório

O paciente poderá realizar a maior parte de suas atividades, inchaços e equimoses (roxos) são comuns na fase inicial da cirurgia. O aspecto final da região operada geralmente se apresenta com 6 meses a 1 ano de pós-operatório.

Contato com o Dr Vinícius Melgaço Contato

Entre em contato direto com o Dr. Vinícius pelos telefones (31) 3283-9640 / 8716-3470 ou preencha o formulário abaixo:

Nome

E-mail

Mensagem

22 respostas para “Lipoaspiração (Lipo)”

  1. admin disse:

    Como é a anestesia?

    Geral, peridural ou local com sedação

  2. admin disse:

    Como é feita a cirurgia?

    Após delimitar as áreas que serão aspiradas, é feita uma infiltração de uma solução que reduzirá o sangramento durante a cirurgia. São feitas pequenas incisões de 0,5 a 1 cm na pele por onde passa a cânula de lipoaspiração. A cirurgia dura de duas a três horas.

  3. admin disse:

    Lipo deixa cicatriz?

    Pequenas cicatrizes (0,5 a1cm) em áreas escondidas, que não são notadas.

  4. admin disse:

    Como é o pós-operatório?

    O paciente costuma ter alta no dia seguinte. Terá que usar uma cinta modeladora durante 30 dias. No quinto ou sétimo dia pós-operatório, recomenda-se o início das sessões de drenagem linfática. O resultado começa a aparecer com uma semana e se define em três a seis meses.

  5. admin disse:

    Quantos quilos vou emagrecer com a lipoescultura?

    Sendo uma cirurgia que retira determinada quantidade de gordura, haverá uma redução no peso, que varia de acordo com o volume corporal de cada paciente. Não são, entretanto, os “quilos” retirados que definirão o resultado estético, mas sim as proporções que cada área determinada mantenha com o restante do tronco e os membros. A avaliação correta de 3 itens: qualidade da elasticidade da pele, quantidade de gordura e sua localização permitem avaliar o resultado. Há casos, em que o(a) paciente está com o peso acima do normal. Recomendamos um equilíbrio prévio, antes da cirurgia, o que nos leva a aconselhar àqueles(as) que assim se apresentem a prosseguir com um tratamento clínico ou fisioterápico prévio. Existem casos em que retira-se gordura de certas áreas e enxertam esta gordura retirada sob condições assépticas em outras regiões que necessitam aumentar seu volume. Parte dessa gordura poderá se reabsorver. É impossível prever o percentual de permanência dessa gordura; entretanto, são dedicados cuidados especiais no tratamento dessa gordura, a fim de propiciar maior possibilidade de sucesso.

  6. admin disse:

    A lipoaspiração corrige aquele excesso de gordura sobre a região do estómago?

    Geralmente sim. Dependendo do seu tipo de tronco (conjunto tórax + abdome), poderemos ter um resultado bastante natural . Também tem grande importância, sob este aspecto, a espessura do panículo adiposo (espessura da gordura) que reveste o corpo.

  7. admin disse:

    Poderei ter filhos futuramente? A cirurgia não ficará prejudicada?

    O resultado poderá ser preservado, desde que na nova gestação seu peso seja controlado por especialista. Se você voltar ao seu peso anterior e sua pele não apresentar flacidez e estrias decorrentes da gravidez, as formas obtidas serão mantidas. Devemos salientar, entretanto, que o corpo da mulher sofre variações da forma com o decorrer do tempo, devido à disposição da gordura nas diversas áreas corporais, principalmente no abdome, quadris e coxas. A cada 5 ou 10 anos, a disposição da gordura no corpo muda de pessoa para pessoa. Mesmo assim, o excesso retirado lhe proporcionará uma melhor evolução, mesmo que você venha a ganhar certo peso.

  8. admin disse:

    O pós-operatório da lipoaspiração é muito doloroso?

    Geralmente não. Uma lipoaspiração ou lipoescultura de evolução normal não deve apresentar dor, desde que obedecidas as orientações pós-operatórias. Eventuais incômodos são resolvidos com a utilização de analgésicos e anti-inflamatórios.

  9. admin disse:

    Há perigo nesta operação?

    Raramente a lipoaspiração traz sérias complicações, desde que realizada dentro de critérios técnicos. Deve-se preparar cada paciente para o ato operatório, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia simultaneamente a outras. Entretanto, é importante levar em conta, que grandes volumes retirados poderão determinar riscos, tanto no ato operatório quanto no pós-operatório. É consenso, na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que o volume total de gordura a ser retirado por sessão, não ultrapasse a 5 a 7% do peso corporal. Seu cirurgião deverá lhe esclarecer detalhadamente sobre o volume ideal para o seu caso.

  10. admin disse:

    Quanto tempo dura o ato cirúrgico?

    Dependendo da extensão das áreas a serem tratadas, o tempo varia de 1 a 3 horas, podendo ser ultrapassado em alguns casos. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico. Esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.

  11. admin disse:

    Qual o período de internação?

    Dependendo da extensão da área aspirada e do tipo de anestesia ( local com sedação, peridural , geral ) o período de internação poderá variar de 12 horas até 1 dia.

  12. admin disse:

    São utilizados curativos?

    Sim. Curativos semi-compressivos com cintas especiais, mantidos por um período de 30 a 45 dias, em média.

  13. admin disse:

    Quando poderei tomar banho completo?

    Geralmente no dia seguinte à cirurgia.

  14. [...] insegurança, receio e até mesmo medo antes de decidir se submeter a uma cirurgia plástica como a lipoaspiração. Por isso é sempre bom estar informado sobre o procedimento. Assim, as dúvidas que provocam tanto [...]

  15. [...] saber mais sobre Lipoaspiração BH, acesse a página de Lipoaspiração BH no site do Dr. Vinicius [...]

  16. [...] saber mais sobre Lipoaspiração BH, acesse a página Lipoaspiração BH no site do Dr. Vinícius [...]

  17. [...] saber mais sobre Lipoaspiração BH, acesse a página Lipoaspiração BH no site do Dr. Vinícius [...]

  18. Geovana disse:

    Boa tarde, gostaria de saber se uma pesoa que tem artrite reumatóide com Lúpus pode fazer a liposaspiraçáo.
    Obrigada e aguardo.

  19. andre ricardo disse:

    queria saer quanto q custa para fazer lipo!!!

  20. waldirene disse:

    Boa tarde!

    Gostaria de saber quanto custa uma lipoescultura e condições de pagamento.
    Obs: Tive filho a um ano, posso realizar a cirurgia?

  21. Dr. Vinicius Melgaco disse:

    Olá, Thaiane! Muito obrigada pelo seu contato. Entrarei com contato com você por e-mail, ok!

Deixe uma resposta

cirurgia plástica dermatologista